terça-feira, 29 de maio de 2012

Informativo - Onde tem PPS, tem JPS


Cariocas avaliam a Conjuntura e lançam “JPS itinerante”


A grave crise de emprego está empurrando o eleitorado juvenil para tempos de ilusões extremistas na Europa. Esse é o alerta que abriu o debate da Direção Colegiada da Juventude Popular Socialista do Município do Rio de Janeiro no sábado de 12 de maio na Zona Oeste carioca. No cenário nacional, observamos a “privatização da política” no país que é um processo que impõe cuidados, pois pode “alimentar” uma reação extremista da sociedade a partir da generalização da desqualificação da política. 

Por isso, a alternativa partidária é relevante se proporcionar o debate da política como fonte viva da resistência dos democratas. Destacaram a necessidade de aproveitar a última Edição de Política Democrática Número 32 com artigos referentes a RIO + 20 para quebrar o monopólio da política eleitoreira. Apoiando essas ideias, os dirigentes da JPS receberam a visita do companheiro Alexandre “Moicano” que formalizou junto ao Coordenador de Organização Sergio Braga a inscrição de 15 novos membros da JPS. Ao final do encontro foram encaminhadas algumas ações de descentralização do CINE-JPS através da “JPS itinerante”.

JPS Santa Catarina colabora com elaboração de cartilha de formação política do PPS-SC

Visando colaborar com a formação política dos pré-candidatos pelo PPS em Santa Catarina a JPS-SC lança documento que deverá ser anexada a apostila que será fornecida aos pré-candidatos.

Segue abaixo a íntegra do documento elaborado pela JPS Santa Catarina:




“Ser jovem e não ser revolucionário é uma contradição genética”.
Che Guevara



Jovens

A condição juvenil é dada pelo fato de os indivíduos estarem vivendo um período específico do ciclo de vida, num determinado momento histórico e cenário cultural. Éo período em que a pessoa torna-se capaz de produzir (trabalhar), reproduzir (ter filhos e criá-los), manter-se e prover a outros, participar plenamente da vida social, com todos os direitos e responsabilidades.

Jovens do Brasil

A juventude brasileira é composta de 34,1 milhões de jovens entre 15 e 24 anos de idade, o que representa 20,1% do da população do país.

Protagonismo Juvenil

A juventude herdou sobretudo o caráter estruturante de utopias sociais e políticas, desde os movimentos pró-democracia da década de 70, demonstrando todo seu engajamento político e social. Nos anos 80 essa juventude, diante de uma maior liberdade política, assume o seu protagonismo nos movimentos culturais, sociais e em prol da ampliação da sua cidadania.
O Protagonismo Juvenil é um tipo de ação de intervenção no contexto social para responder a problemas reais onde o jovem é sempre o ator principal. É uma forma superior de educação para a cidadania não pelo discurso das palavras, mas pelo curso dos acontecimentos. O Protagonismo Juvenil significa, tecnicamente, o jovem participar como ator principal em ações que não dizem respeito à sua vida privada, familiar e afetiva, mas a problemas relativos ao bem comum, na escola, na comunidade ou na sociedade mais ampla. Outro aspecto do protagonismo é a concepção do jovem como fonte de iniciativa, que é ação; como fonte de liberdade, que é opção; e como fonte de compromissos, que é responsabilidade.

Políticas Publicas para Juventude

É na juventude que uma sociedade deposita as maiores esperanças de vivermos em um mundo melhor no futuro, por outro lado, é também neste segmento, de 15 a 24 anos, que infelizmente encontramos mais ocorrência dos principais problemas da atualidade.

Entre os jovens estão os maiores índices de usuários de álcool, cigarros e drogas; causadores e vítimas de acidentes de trânsito. Também são os jovens os que mais sofrem com o desemprego; e os que entram para a criminalidade.

Esta grande contradição entre a esperança nas novas gerações e a triste realidade urbana encontrada nas estatísticas, gera a necessidade de que o poder público e a sociedade civil definam planos e ações direcionadas a proteger, capacitar e gerar oportunidades aos jovens, de modo a mudar estes números. Este conjunto de planejamentos e ações dos governos com o apoio da população são as políticas públicas para a juventude, ou P.P.J.


Juventudes Partidárias

Em todos os momentos da historia a ruptura social foi potencializada pelo protagonismo juvenil e os regimes fechados, logo tratavam de controlar a juventude. No Brasil historicamente a esquerda comandava a outrora gloriosa União Nacional dos Estudantes, com seus jovens militantes, os partidos tradicionais também tinham suas juventudes.
Hoje apesar de todos os partidos políticos brasileiros terem no seu estatuto a previsão de juventude, ainda estamos muito longe do ideal de formação, estimulação e expectativa de renovação que se espera. Estima-se que hoje apenas 1% dos jovens brasileiros são filiados á partidos políticos. Os poucos que se filiam em geral enfrentam dificuldades para ser ouvidos e para buscarem espaços.
Os jovens brasileiros poderiam ter uma relação mais próxima com os partidos, que desperdiçam um grande potencial de simpatizantes. Embora não se identifiquem com nenhuma legenda, 41% dos jovens entrevistados não descartam seguir carreira política.  Segundo o cientista político Fernando Couto, “ Os partidos políticos estão perdendo uma grande oportunidade de atrair esse público”, é preciso abrir um espaço real dentro dos partidos para acolhê-los.
Os resultados das ultimas pesquisas envolvendo juventude revelam que os jovens de hoje estão mais abertos para esse diálogo do que os partidos imaginam. A maioria reconhece que nem todo político é ladrão e acredita que pessoas honestas podem, sim, entrar para a política. Também reconhecem que o poder é capaz de corromper, mas não consideram a tentação inescapável.
Assim, um partido político que se pretende "jovem", vivo, íntegro e dinâmico, radicalmente democrático, sério e coerente não pode deixar de considerar essa parcela significante da sociedade, almejando a nação para o futuro, em uma postura totalmente nova, sem os vícios da atual política.

JPS – Juventude Popular Socialista

A historia da juventude do PPS  tem uma ligação direta com a propria historia da democracia politica do Brasil. Assim como o PPS a JPS é herdeiro e legatário do velho Partido Comunista (PCB) que em 1930 obteve sua juventude reconhecida pela Internacional Comunista.
A Juventude Popular Socialista (JPS) surgiu em 1994 como núcleo de juventude do PPS tendo como objetivo integrar e fortalecer iniciativas sociais e políticas dos jovens, tendo autonomia para suas atividades, desde que respeitando os aspectos ideológicos.
A JPS tem por finalidades:

I - A luta por uma sociedade justa, socialista e humanista, mas acima disto à abertura de um leque de discussões que congreguem todas as forças progressistas e democráticas para uma real compreensão e solução de nossa realidade;
II - A postura humanista, por colocar o ser humano como fonte primeira de sua ação, e socialista, por não aceitar que poucos sejam detentores dos meios de produção e da informação alienando e mantendo cada vez mais fortes os vínculos das amarras sociais e econômicas;
III - A defesa radical da democracia, lutando pela maior participação popular nos movimentos sociais organizados, buscando como meio desalienador provocar mudanças estruturais necessárias para o desenvolvimento do país e a quebra dos desníveis nacionais;
IV - Incentivar a participação dos jovens na busca do conhecimento e formação política; buscando o processo de sensibilidade política;
V - Atuar junto às entidades e organizações da sociedade civil, para que as mesmas tenham independência política na defesa das classes por elas representadas, com objetivo de fortalecer e ampliar a democracia, tendo como eixo o exercício da cidadania.


Contato: Eduardo Assis – Presidente Estadual JPS
Telefones: 47 9215 0899 (Vivo) – 9676 1581 (Tim)
Msn: eduardo_c_assis@hotmail.com


Em todo o país eles não eram mais de setenta. Sabiam pouco de marxismo mas tinham sede de justiça e estavam dispostos a lutar por ela. Faz sessenta anos que isto aconteceu. O PCB não se tornou o maior partido do Ocidente, nem mesmo do Brasil. Mas quem contar a história de nosso povo e seus heróis tem que falar dele. Ou estará mentindo."
(Do poeta Ferreira Gullar, em março de 1982, nos 60 anos do ex-PCB)

PPS Goiás é o primeiro Diretório Estadual a Aderir a Campanha "Onde tem PPS, tem JPS"


O PPS de Goiás promoveu, neste sábado, encontro regional para debater estratégia conjunta com vistas às próximas eleições municipais. O evento, realizado na Câmara Municipal de  Jaraguá, reuniu mais de 300 pessoas, entre pré-candidatos a prefeito e a vereador e representantes do partido das cidades de Pirenópolis, Planaltina de Goiás, Anápolis, Alexânia, Goianésia, Santa Rosa, Senador  Canedo, Rio Verde, Ouro Verde e da capital, Goiânia.



Organizada pelo diretório municipal, comandado pelo vereador Coró, a reunião contou ainda com a participação do presidente estadual do PPS, Demilson Lima, e do representante  do PPS no Conselho da Juventude de Goiás, Ricardo Tavares.

Durante o encontro, foi lançada campanha que está sendo promovida nacionalmente pelo partido direcionada à juventude  da legenda: "Onde tem PPS, tem JPS".