quarta-feira, 2 de maio de 2012

Resolução da Coordenação de Comunicação 001/2012


Resolução da Coordenação de Comunicação - 001/2012


Brasília - DF , 02 de maio de 2012

Tendo em vista a melhor divulgação dos atos e atividades em geral da JPS em todo o Brasil, resolvemos abrir a possibilidade de participação das demais JPS Estaduais e Municipais no blog "http://jpsbrasil23.blogspot.com". Para tanto basta que os Coordenadores de Comunicação ou o Coordenador Provisório responsável envie os seus dados através de mail para "jpsbrasil23@gmail.com".

Para ser liberada a senha de co-autor do Blog se faz necessário que a JPS, seja Estadual ou Municipal esteja em conformidade plena com o Estatuto da JPS Brasil aprovado no último Congresso em Dezembro de 2011. E que esteja com toda a sua documentação sem problemas junto a Coordenação de Organização e Coordenação Política da JPS Brasil.

Tiago Bernardino
Coordenador de Comunicação
JPS Brasil

JPS BH participa de lançamento da Frente Parlamentar pelo voto aberto na Camara Municipal de Belo Horizonte


Na noite desta terça feira, 17 de abril, militantes da Juventude Popular Socialista de Belo Horizonte, juntamente com o diretor executivo do partidoJose Igidio Igidio e sua esposa Elica Batista, estiveram presentes no lançamento da Frente Parlamentar Municipal em Defesa do Voto Aberto na Câmara Municipal de Belo Horizonte.
O Coordenador da JPS-BH , Pedro Auarek, ressaltou a importância da aprovação do projeto de lei na cidade. " Precisamos de uma política transparente, o projeto visa acabar coma escuridão das votações, deixar clara a posição de cada vereador,pois nada mais justo do que a satisfação em público da opinião pessoal de cada um, sem que se esconda atrás do segredo.O fim do voto secreto é hoje, mais que um desejo popular é, também, um apelo moral e ético." afirmou o jovem.Os vereadores do PPS Ronaldo Gontijo e Silvia Helena, são membros da Comissão que irá apreciar o projeto de lei.

JPS CE participa das interseções do programa partidário do PPS Ceará

Está sendo veiculado em toda as emissoras de televisão do Ceará as interseções do PPS. Nas quais tivemos uma grande participação de vários membros da JPS. Entre eles, Raquel Dias, Michel Lins, Paulo Sombra, entre outros. Veja a baixo alguns vídeos com as interseções:











Geysla Viana: Povos indígenas no Brasil: “Vítimas” ou “Culpados”?

Desde a chegada dos portugueses em nossas terras - que posteriormente foram intituladas de “Brasil” - que as populações tribais e “selvagens” que aqui viviam isoladas, com seres exóticos nus, de corpos pintados e adornos de plumas receberam o termo “índio” para designar inicialmente esses nativos frente ao conquistador europeu.

Porém, o termo continuou sendo aplicado aos descendentes dos nativos encontrados. Como resultado da imposição de políticas governamentais feitas por não indígenas, com os sentimentos de superioridade racial desde o colonialismo,a estrutura da discriminação, racismo e das diferenças reprimidas se reproduzem ao longo de nossa história construindo uma segregação “camuflada” em nosso país.

O conceito de racismo que uso neste artigo está ligado aos termos de Van Den Berghe , apud, Marília Patta (2004), ou seja: “ uma ideologia, a qual considera as características físicas imutáveis de um grupo ligadas de forma direta e causal com características intelectuais, psicológicas e culturais, as quais são a base para a distinção entre grupos racialmente superiores e inferiores”. Nesse sentido, o racismo será tratado como uma forma de expressão das relações de poder, e não simplesmente relacionado com a raça no sentido biológico.

Bem como a segregação étnica será considerada como a prática de restringir as pessoas a certas áreas, ou em separá-las em instituições e/ou à participação na ordem social em geral, com base na identidade étnica.

Contudo, para mim é importante instigar uma profunda reflexão quanto a interpretações sobre relações das minorias. Devemos considerar o papel dos dominantes como uma coisa isolada? As estratégias da classe dominante não estão relacionadas com as práticas dos dominados? Ou mais, os grupos étnicos não são culpados por serem vitimados? Senão,de quem é a “culpa”?

Minha intenção é mostrar que a partir de uma perspectiva histórica, baseada na relação de poder,nós não podemos justificar a atitude preconceituosa e de estereotipação desde a época da colonização até a atualidade, como uma simples questão de herança cultural.

O preconceito é visto aqui como “ uma antipatia baseada numa generalização falsa e inflexível. Ele pode ser sentido ou expressado. Ele pode ser sentido diretamente com relação a um grupo como um todo ou com relação a um indivíduo pelo simples fato dele ser membro daquele grupo”.

Está implícito em todos estes anos, principalmente em nossos livros que dizem retratar a “nossa história” para gerações, a idéia, que garantiu a dominação não-indígena no Brasil, de que cada um tem seu lugar na sociedade e que senhores, “índios” e escravos podem viver juntos em harmonia, assim queiram. Esta idéia paternalista teve um intenso conteúdo ideológico da supremacia do “homem branco”, alimentando que existem naturalmente grupos numa posição inferior na sociedade, distribuindo desigualmente o poder entre grupos socialmente distintos que vivem na mesma.

Foi Portugal que dominou a sociedade brasileira como um todo. A desigualdade era absolutamente proibida. Algumas tribos indígenas foram quase executadas por inteiro, quase chegaram a extinção, pois um genocídio foi aberto além das ameaças por epidemias (fatos que se repetiram anos depois na década de 70).

Neste contexto, tivemos autores tradicionais que diziam que o Brasil não era um país viável por causa da grande população miscigenada: “uma indesejável mistura de brancos, negros e indígenas.” O que só proliferou a tentativa de preservar os dogmas da superioridade e da discriminação contra a alteridade.

Assim, a abordagem conservadora sobre as relações étnicas no Brasil, sempre usou as velhas idéias, centradas no racismo para explicar a realidade de nosso país, a realidade da desigualdade social e econômica.

Essa ideologia racial criou imagens negativas dos indígenas em nosso país, eles foram vistos como “selvagens”, considerados “naturalmente preguiçosos” e depois até criminosos. Passamos a reconhecê-los somente como uma figura folclórica e até a mídia teima em publicar: índio vestido como nativo, vivendo da caça, agricultura de subsistência, no meio do mato, morando em ocas e praticando seus rituais.

Apesar do discurso da igualdade visto no Brasil a partir do século passado, podemos notar uma posição essencialista com relação aos indígenas : vítimas – culpadas. Por causa desta situação é correto o uso do discurso da “proteção”, da “dívida” (ou seria favor?).Estes, não seriam valores cultuados com o sistema hierárquico, dentro de uma estrutura paternalista?


Geysla Viana
Coordenadora Região Nordeste - JPS Brasil

JPS se organiza em Águas Lindas - Goias

O companheiro Carlos Alberto Batista Junior do Distrito Federal, vem atuando na organização da JPS no Distrito Federal, e também em diversos outros municípios e no Estado de Goiás. A última JPS organizada foi a de Águas Lindas- GO. Confira  a foto:

JPS Paraná: Paraná inicia o Projeto Juventude +10

O diretório estadual do Paraná aprovou a resolução 002/2012 que deu início ao projeto Juventude + 10. A resolução trata do plano estratégico de crescimento e inserção dos jovens na política, especialmente na JPS. Com esta resolução os diretórios e comissões provisórias na sua construção ou renovação deverão atender a inserção da JPS nos seus diretórios e a garantia de ao menos um Jovem nas suas executivas, do mesmo formato que foi feito com a obrigatoriedade do gênero. O projeto, que tem duas etapas, foi elaborado visando o fortalecimento da JPS e a formação de novos agentes políticos. 

Outro fator importante desta resolução é a inserção partidária dos jovens onde cada provisória ou renovação de diretório deverá observar o número mínimo de 10% de jovens em sua composição. A proporcionalidade do gênero que foi estipulada em 50%, em outras palavras, a paridade do gênero, potencializará uma participação ainda maior da mulher jovem nas funções partidárias. 

“O Paraná e seus dirigentes demonstram novamente a disposição de tratar da juventude como um dos pilares da sociedade e por isso a sua inserção na política é algo fundamental para um futuro promissor. Com essa resolução teremos a oportunidade de formar aproximadamente 30.000 jovens filiados em todo estado, em parceria com o diretório e com a FAP, principalmente na questão da militância virtual, que já esta mais que provado pelos maiores institutos nacionais que a internet influenciará diretamente em todas as eleições daqui pra frente. O PPS novamente sai na frente nessa questão. A questão da paridade do gênero e a inserção mínima dos jovens na executivas estimulará ainda mais a participação jovem na política", afirma o coordenador da JPS no Paraná, Flávio Lentilha. 

No próximo ano, quando serão realizados os congressos municipais, cabe ao coordenador estadual, acompanhar esse processo, para que cada provisória ou renovação de diretório atenda a esta resolução na sua totalidade. 

"Temos a oportunidade de chegar em 2014 com um verdadeiro batalhão estimulado e altamente qualificado em parceria com a FAP para representar as bandeiras do nosso partido e com certeza esse êxito refletira nacionalmente, fazendo com que o DN siga o mesmo caminho, onde chegaremos a uma candidatura própria presidencial com esse diferencial", finalizou Flávio Lentilha.

Resolução Estadual n.º 002/2012
Data: 09/04/2012

Considerando proposta formulada pela Juventude Popular Socialista do PR – JPS/PR, visando à ampliação da participação de jovens no Partido;

Considerando a necessidade de estimular a participação de jovens na política, assegurando-lhes voz e efetiva participação nos destinos do Partido, dos seus municípios, do estado e do país;

Considerando, finalmente, o planejamento da JPS visando importante crescimento da juventude do Partido, com o envolvimento de todos os membros das respectivas Executivas.

O Presidente do Diretório Estadual do PPS, no uso de suas atribuições, ouvido o Diretório Estadual,

RESOLVE:

Art. 1º - Orientar os Diretórios Municipais e Estadual para que, por ocasião da realização dos respectivos Congressos, observem número mínimo, correspondente a 10%, de jovens em sua composição;

§ 1º - O percentual de 10% deverá ser preenchido observando-se a proporção de 50% para cada gênero.

§ 2º - A orientação contida no caput deste artigo se aplica, também, à composição das Executivas respectivas, oportunizando a participação de ao menos um jovem em sua constituição.

Art. 2º - A presente Resolução entra em vigor na data da sua assinatura, revogadas as disposições em contrário.

Curitiba, 09 de abril de 2012.

RUBENS BUENO RUBICO CAMARGO
Presidente - PPS/PR Secretário Geral - PPS/PR


Projeto piloto para a JPS BRASIL, a sei iniciado pelo Paraná.
Projeto Juventude + 10

Proposta
Que cada provisória e diretória instituídos do PPS ou que venham a ser criados, incluam a juventude como fator obrigatório assim como são as mulheres.

Justificativa
Hoje o maior meio de comunicação gratuito é dominado pela juventude e o partido que anseia pela candidatura própria em 2014 a presidência da república não pode fechar os olhos para essa questão.
Temos vários exemplos de sucesso realizados através da rede e pela juventude, a eleição de Barack Obama, a primavera árabe recentemente, que vem mudando o cenário geopolítico do mundo, e atualmente as maiores mobilizações voluntárias e involuntárias, são organizada através da rede.
Por isso entendemos que não é hora de olhar e apontar o que não foi feito e sim o que pode ser feito.
Hoje o PPS esta presente em aproximadamente 3.400 municípios em todo o País, tendo em vista que um diretório de juventude precisa da presença mínima de 11 integrantes entre executivas e suplentes, essa aprovação desta resolução causaria um efeito de imediato na composição de uma JPS nacional com aproximadamente 50% (meta mínima) dos municípios adequados a essa resolução estaríamos com um exército de aproximadamente 18.500 jovens em todo país.
Posteriormente a esta etapa de identificação, faríamos curso de capacitação virtual, que seriam ministrados através da FAP.
Hoje os grandes partidos desse país já tem esses cursos em andamento a todo o vapor, encontro de blogueiro, capacitação de militância virtual, etc. Há um verdadeiro exército sendo treinado, pelo PT, e agora outros partidos já reconhecem como prioridade, essa capacitação virtual, e o PPS como partido de vanguarda, não pode ficar atrás nesse processo diante da importância da temática para as eleições futuras, Diante deste fato podemos colocar em prática, o plano juventude + 10, que defini-se em duas frentes.
Primeira - seria a obrigatoriedade de cada membro da executiva do seu município ter a obrigatoriedade de filiar 10 militantes nas fileiras da JPS, transformando a JPS na maior Juventude organizada neste país com cerca de 185.000 jovens filiados e cadastrados.
Segundo – desenvolver uma estratégia unificada e diretiva entre todos os filiados, para que possamos disseminar através da rede, uma campanha eleitoral em torno do PPS 23, em seus três níveis, municipal, estadual e federal, em outras palavras teremos cerca de 185.000 jovens realizando a mesma campanha no mesmo formato em todos os cantos do país, transformando essa ação em ponto fundamental das campanhas do PPS.
E diante da prerrogativa de candidatura própria, já decidida em convenção pelo partido, estaríamos aptos a realizar através da rede, uma campanha forte, mas o inicio dessa preparação tem que ser agora.

Da instalação desta resolução.
· Após a aprovação desta resolução a coordenação eleita teria o prazo de 7meses, para realizar a primeira fase do processo, que seria a criação da JPS nos municípios organizados.

· Passado esta etapa seriam realizados, fóruns estaduais juntamente com os marqueteiros do partido, para que possamos alinhavar o discurso em todos os estados. (entre os assuntos definidos maneiras de abordagens e filiação de novos filiados), que teria um prazo de 4 meses para ser realizado em todos os estados.

· Posteriormente colocaria- em prática o projeto JUVENTUDE + 10, que seria a filiação por cada membro da juventude de no mínimo 10 filiados, com prazo de 5 meses de para a sua execução.

· E finalmente estaríamos a 5 meses da próxima eleição, com um verdadeiro batalhão, organizado e preparado para defender e propagar as campanhas do PPS em todos os municípios organizados, possibilitando um crescimento em termo de representatividade (vereadores e prefeitos) além da exposição da sigla do nosso partido, nosso marca mais importante o PPS 23, estaríamos contribuindo de forma significativa e presencialmente a ponto de poder influenciar diretamente nas eleições de 2014 (deputado estadual e federal, governador e senador, Presidente, porém o nosso ponto de partida são as eleições de 2012 e essa é a proposta e o planejamento da juventude).

· Outro fator importante, com as anuidades, recebidas através da JPS, poderíamos utiliza-las diretamente nas questões da juventude, fomentando cursos, capacitação, entre outras ações, sem comprometer o fundo partidário ou as receitas do partido que já possuem grande parte destinada a compromissos já assumidos.
Senhores, este é o projeto a ser implantado a nível nacional, para nosso estado o projeto seria o mesmo.
Hoje o PPS-PR esta presente em 343 municípios, com uma meta mínima a ser instituída é 300 municípios.
Assim causar-se um impacto imediato de aproximadamente 3.300 jovens, que poderiam chegar a 30.000 jovens, depois de realizada todas as metas do projeto apresentado.
Um verdadeiro exército, treinado em todos os níveis, para apresentar a sociedade o PPS na sua plenitude.
Sendo assim, solicito apreciação dos senhores, para que esta resolução seja votada e implementada em caráter de urgência.

JPS BH lança carta de apoio a reeleição do prefeito Márcio Lacerda

A Juventude Popular Socialista de Belo Horizonte (JPS BH) se une a onze juventudes partidárias da capital para entregar carta de apoio à reeleição do prefeito Márcio Lacerda.


Segue, a íntegra da Carta:


Caros Belo-Horizontinos,

Vivendo em Belo Horizonte é impossível não usufruirmos cotidianamente de melhorias proporcionadas pela gestão de Marcio Lacerda, que desde 2009 vem transformando nossa cidade.

Convictos estamos de que todas as incontáveis melhorias em infra-estrutura, transporte, educação, saúde e segurança nos impactam diretamente. Todavia, percebemos que, agora, é o momento de fomentar ainda com mais força as políticas públicas para a juventude, feitas de jovem para jovem. É o momento de discutirmos a transformação da Coordenadoria Municipal de Juventude em Secretaria Municipal de Juventude. É também momento de pensarmos o Centro de Referência da Juventude e criar parcerias com o Governo do Estado de Minas Gerais no Plug Minas e no Point Barreiro. É momento de colocarmos de fato o Conselho Municipal de Juventude no centro das discussões sobre as políticas públicas da nossa cidade.

Diante disso percebemos que nas eleições que se avizinham Marcio Lacerda se configura como o único pré-candidato capaz de continuar as melhorias e ainda tornar esses sonhos da juventude realidade.

Por esse motivo, sem parar de pensar, em momento algum, em como melhorar cada vez mais a vida do jovem belo-horizontino, manifestamos nosso apoio à pré-candidatura de nosso prefeito Marcio Lacerda.

Juntos, estamos certos de que poderemos construir uma cidade cada vez melhor e com mais oportunidades de crescimento e participação para o jovem. Para que a capital de Minas se torne também a Capital da Juventude.

Assinam a carta:

PPS – Juventude Popular Socialista

PSDB – Juventude do Partido da Social Democracia Brasileira

PSB – Juventude Socialista Brasileira

PSD – Juventude do Partido Social Democrático

PHS – Juventude do Partido Humanista da Solidariedade

PP – Juventude do Partido Progressista

PR – Juventude do Partido da Republica

PRTB – Juventude do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro

PRP – Juventude do Partido Republicano Progressista

PSL – Juventude do Partido Social Liberal

PTC – Juventude do Partido Trabalhista Cristão

PTdoB – Juventude do Partido Trabalhista do Brasil