quinta-feira, 7 de março de 2013

QUEM é JPS? Entrevista com Carol Abelha (Aracaju - SE)




 Carol Abelha é acadêmica de Jornalismo, tem 20 anos e atualmente é coodenadora política a JPS Sergipe. Na entrevista a militante jovem do PPS responde perguntas sobre a relação "partido-juventude-sociedade" e sobre as políticas públicas voltadas para este segmento social. Leia:

BLOG DA JPS - Foi muito discutido no último congresso nacional do PPS o fato preocupante de que o Partido não tem ainda uma identidade nacional, ou seja, uma marca que na mentalidade popular faça referência imediata ao partido e às suas defesas. Como você avalia essa questão?

CAROL ABELHA- O fato de o partido ter ou não ter identidade nacional, se deve aos seus filiados. Enquanto não houver união, nada vai para frente. Enquanto alguns lutarem e outros não, o partido vai permanecer na mesma. O que precisamos é de pessoas que se interessem de verdade pela melhoria do país, que se interesse pelos problemas sociais e econômicos, entre outros, o que não é fácil, pois devido a tantas promessas não cumpridas de antigos governantes, a população encontra-se desiludida e sem nenhuma politização, nem interesse.

 BLOG DA JPS - Passados os primeiros dia da Gestão Municipal, qual foi a sua mais significativa contribuição na administração pública do município?           
           
CAROL ABELHA - Nós da JPS/SE, fizemos um projeto a favor da juventude, em que a Prefeitura deverá apoiar e incentivar os nossos times aracajuanos, que não tem recursos para competir fora e nem lugar para treino, através da SEMEL (Secretaria Municipal de Esporte e Lazer), os atletas da nossa cidade poderão fazer um requerimento solicitando apoio da Prefeitura para o esporte que pratica. Também colocamos em nosso projeto, que esses atletas poderão ser voluntários nas escolas municipais, dando aulas aos alunos algumas vezes por semana e quem sabe dessa forma não sejam descobertos novos talentos.

BLOG DA JPS - Há políticas de amparo ao Jovem no seu município?

CAROL ABELHA - Não exatamente, mas já foi feito um pedido. E Como o Prefeito eleito é aliado, esperamos que em breve seja resolvido. O que existe é uma assistência que atende vários setores, inclusive aos jovens, mas precisamos de algo exclusivamente para eles.         

BLOG DA JPS - Quanto às questões da Juventude qual será a sua contribuição em políticas públicas voltadas para este segmento?

 CAROL ABELHA - Uma política pública pode ser definida como qualquer ação dos poderes públicos que seja executada a fim de garantir os mais diferentes direitos de cidadãos e cidadãs. Tentar influenciar a construção de qualquer política pública é, também, influenciar a constituição, aprovação e execução do orçamento referente a aquela política. Criar projetos e saber o que a juventude precisa, é um dos maiores passos que nós da JPS em articulação com as instâncias da Administração Pública pretendemos dá.

BLOG DA JPS - O que o partido e seus núcleos de cooperação devem esperar da sua militância?          
    
CAROL ABELHA - Dizem por aí que os jovens estão cada vez mais individualistas, não se interessam por nada nessa vida e, de política, querem distância. Mas eu prefiro insistir em dizer que as coisas não são bem assim, que os jovens apenas mudaram o jeito como demonstram seus interesses pela política. A militância da JPS/SE consiste primeiramente, em incentivar aos jovens o interesse em participar das administrações políticas e cobrar o que lhes é de direito.
           

BLOG DA JPS - Sobre a orientação política do Partido, sabe-se que há pessoas que se declaram esquerda, centro-esquerda, centro direita dentro do PPS. Qual a sua orientação e por quê?

 CAROL ABELHA - Nos dias de hoje, acredito que esteja tudo “junto e misturado”. Mas pelo conceito, opto pela esquerda democrática.

BLOG DA JPS -  No seu Estado/ Cidade qual o projeto da JPS para as próximas eleições? Quantos jovens saíram candidatos na última eleição na sua capital e qual o resultado em projeção eleitoral que obtiveram?

CAROL ABELHA - Nas próximas eleições estaduais, vamos eleger um militante da JPS para enfrentar as eleições, temos o objetivo de engajar e encorajar os jovens a se juntar a nós. Em Aracaju tivemos 3 candidatos jovens, além dos outros em outras cidades, infelizmente não tivemos nenhum eleito, porém a experiência de participar e conhecer de perto uma disputa eleitoral é maravilhosa.

BLOG DA JPS -  Você avalia que é importante que a JPS tenha jovens candidatando-se aos cargos públicos, ou entende que o jovem contribui mais como auxiliar do gestor/parlamentar?

CAROL ABELHA - O jovem pode contribuir nos dois, porém a juventude representa uma esperança que o povo já não tem, fazendo com que os eleitores acreditem que a política que desiludiu, ainda pode ser salva e que ainda tem gente que acredita e pode nos representar sem querer nos enganar, a juventude pode e é capaz de mudar o quadro brasileiro, em qualquer aspecto, sendo assim é preciso sim que tenhamos jovens nas disputas.

BLOG DA JPS -   Como você conheceu o PPS? Como iniciou sua militância política e porque decidiu pelo PPS e JPS?
          
CAROL ABELHA - Conheci o PPS através do ex-presidente estadual de Sergipe, Nilson Lima e o atual tesoureiro, Marcos Aurélio. Fui convidada por eles a integrar o PPS Jovem no partido, aceitei e estou até hoje. Escolhi o PPS por acreditar em sua ideologia e por ser um partido popular, que não fecha as portas para aqueles que acreditam.

BLOG DA JPS - Quais as áreas de atuação da JPS na sua cidade e estado? Atua defendendo principalmente que causas e é composta principalmente por quais segmentos de juventude? Exemplo: São estudantes secundaristas? Universitários? são profissionais já formados? São de grupos de dança? Movimento estudantil? de programas governamentais? assessores parlamentares? Aqui peço que me explique se possível e números reais quantos são os militantes no estado e o que são quanto ao segmento. 

CAROL ABELHA - Em Sergipe, a JPS está presente em 10 municípios, é composta por estudantes secundaristas e universitários, além de alguns que já são formados, mas não saíram do grupo. Defendemos muitas causas aqui, principalmente o apoio ao esporte e lazer, as classes LGBT, e a melhoria das nossas escolas municipais. 

BLOG DA JPS -  Com que forças político-partidárias a JPS do seu estado costuma caminhar? Por qual motivo? 
CAROL ABELHA - Nós somos aliados do DEM e PSDB. Por serem nossos aliados também nacionalmente e por fazerem parte da oposição estadual.

BLOG DA JPS -  Qual sua opinião a respeito da UNE e UBES? A JPS deve estar dentro do congresso dessas entidades disputando-as e as reconhecendo como representativas de estudantes ou não? Justifique sua resposta por favor.

 CAROL ABELHA - A JPS deve sim participar das entidades e disputa-las, afinal os CAs (Centros Acadêmicos) e os DCEs (Diretório Central de Estudantes) muitas vezes são disputados por forças estudantis que se organizam em torno de partidos políticos. Todos nós vemos que a articulação do movimento estudantil universitário é ligada com os mais diversos partidos políticos. As plenárias dos Congressos da UNE (União Nacional de  Estudantes) estão sempre coloridas pelas bandeiras de partidos que agrupam estudantes de diversos estados do país e das mais variadas universidades. O  PT e o PCdoB são partidos que, sempre, disputam há anos a liderança nacional dos estudantes brasileiros, apesar de outros partidos aparecerem isolados ou “coligados” a essas duas forças nas disputas bienais, chegou mais do que na hora da JPS procurar seu espaço e mostrar sua força. 

BLOG DA JPS -  Como funciona a questão de finanças da Juventude? Como são financiados os programas, projetos e ações da JPS no seu estado?

CAROL ABELHA - Todos os projetos e tudo que precise ser gerado finanças, são repassados para a diretoria executiva do partido.

No intuito de contruir um mapa nacional e identificar o perfil de nossa militância em todo o país, nossa próxima entrevistada será a Coordenadora Política da JPS Cearense.