segunda-feira, 28 de outubro de 2013

BELEZA NA CAMPANHA - JPS Espirito Santo

BELEZA NA CAMPANHA
 Partidos apostam nas musas
Mulheres simpáticas, bonitas e antenadas já foram fisgadas para fortalecer as legendas nas eleições do ano que vem



Luiz Fernando Brumana 


Faltavam duas horas para o término do prazo de registro eleitoral quando a Miss Espírito Santo, Anne Volponi, assinou a ficha de filiação. A decisão, ela admite, veio de “supetão”, mas foi convicta. Decidiu apostar na política e não está sozinha. Para a próxima eleição, os partidos têm em seus quadros belas candidatas, que querem mostrar que, além de “rostinho bonito”, possuem também boaspropostas e disposição para enfrentar a maratona das urnas. Que a política é um ambiente predominantemente masculino, não há dúvida.No entanto,isso nãoini- be as belas candidatas. Com 1,63 metro de altura e 53 quilos, a universitária Morgana Malan (PPS) faz parte desse grupo. Ela vai atrás de uma das 30 vagas na Assembleia. “Pelofatode serbonita,nósaca- bamos aparecendo e temos de aproveitar para apresentar algo importante. Mas, ainda há muito preconceito. Algumas pessoas acham que você está no cargo só por ser bonita e beleza é muito re- l a t i vo ”, frisa a jovem de 25 anos. Ela tem a educação como bandeira e garante ter também jogo de cintura para se esquivar das cantadas. A própria dona da coroa de mais bela no Estado diz que
beleza pode tanto ajudar quanto prejudicar sua busca por vaga no Congresso. “Já me falaram que isso vai me ajudar a ter votos de homens. Mas, acho que vou ter mais apoio das mulheres e dos jovens.” Ela conta que, desde que decidiu se filiar, o fato de ser bonita passou a atrapalhá-la. “Estou sendo prejudicada. As pessoas estão achando que, por ser bonita, quero usar isso para ter voto”, afirmou a miss, que se fi- liou ao PRP. O partido, inclusive, tem diversas musas em seus quadros. “Mulher tem de ser bonita por fora e por dentro, ter uma bandeira para conquistar o voto do eleitor. Temos chapas completas de mulheres e elas não são laranjas”, afirmou o presidente do PRP, Marcus Alves. Já a professora Gleyciaria Berga  mim quer ser candidata à deputada federal. Com 1,82 metro e vereadora em Nova Venécia, ela negou que seja musa. “Não me considero bonita”. O PSDB, por sua vez, aposta na bela engenheira agrônoma Maria Cecília Rocha, que pretende disputar a Assembleia. “Acho que a beleza e a forma de se comunicar ajudam bastante. Me sentiria lisonjeada se fosse musa”.
Dificuldade em conseguir filiar mulheres para a próxima eleição Mesmo com a participação feminina crescendo gradativamente nas últimas eleições, para os parti- dos políticos ainda é uma tarefa árdua conseguir filiar mulheres que tenham pretensões eleitorais. Por força de lei, as legendas têm de compor 30% de suas chapas com mulheres. Essa norma é recente,antes o partido tinha apenas que reservar espaço para elas, sem necessariamente propiciar a oportunidade de disputa. Hoje, se a chapa não tiver o percentual de candidatas, não consegue se registrar. “Conseguimos, até agora, quatro nomes com potencial. Temos de ter nove. Acho que a dedicação à família é o que mais afasta as mulheres da vida partidária. Temos o exemplo da própria deputada federal Manuela D'Ávila, que vai voltar a Porto Alegre por causa do desejo de ter filhos”, apontou o presidente regional do recém-criado Solidariedade, o deputado federal Carlos Mannato. A dificuldade afeta os diretórios municipais e, mesmo a Serra sendo o maior colégio eleitoral do Estado, o presidente do PP no município, Guto Lorenzoni, não esconde as barreiras enfrentadas para convencer o público feminino. “A mulher precisa entender seu papel importante na política, diferenciando-se do homem por ser mais afetiva e ter uma interlocução mais sentimento.

Morgana Malan 
 IDADE: 25 anos
 O C U PAÇÃO : u n ive rs i t á r i a
 PESO: 53 kg
 ALTURA: 1,65 metro
Educação “Muita gente acha que beleza é sinônimo de burrice. Às vezes, além de ver as propostas, olham o físico da pessoa. Mulher não é isso. Minha bandeira é a educação, onde mudanças acontecem.”
Fonte: http://pdf.redetribuna.com.br/2013/outubro/27-10-2013/no27101352.pdf