quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

PPS LANÇA PROJETO BELÉM SUSTENTÁVEL


O PPS do Pará lançou na última segunda-feira (06) o projeto "Belém Sustentável". Com a participação de Soninha Francine (pré-candidata à prefeitura de São Paulo) e Arnaldo Jordy (pré-candidato a prefeito da capital paraense), o movimento conta com o apoio de outros partidos políticos e ONGs ambientalistas. O objetivo é fazer com que as candidaturas tenham o desenvolvimento sustentável como base para suas plataformas de governo nas eleições municipais deste ano.

Em Belém, o projeto foi lançado no auditório do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), que esteve lotado durante a cerimônia.

“Não adianta discutir a sucessão de Belém só pela representação política, o importante é saber que cada candidato aqui se comprometerá em seguir os indicadores de sustentabilidade do projeto; por isso esses partidos estão saindo na frente.”, justificou Arnaldo Jordy.

O representante da organização não-governamental Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), Beto Veríssimo, disse que o projeto “Belém Sustentável” é uma referência de controle para a sustentabilidade urbana.

Uma simples história contada jornalista Soninha Francine, pré-candidata do PPS à prefeitura de São Paulo, exemplifica como a noção de sustentabilidade faz inter-relação com o cotidiano das políticas urbanas:

“Se um novo edifício de luxo é construído numa avenida importante da capital, isso demandará espaço para estacionamentos, haverá mais carros circulando na cidade, consequentemente menos mobilidade e mais tráfego, logo a redução do PIB local em função do tempo perdido no trânsito, além da marginalização para a periferia dos antigos moradores da área”.

Nesse sentido, o movimento lançado em Belém vem refletir junto com a sociedade sobre as futuras projeções de políticas públicas sustentáveis para a cidade

Ainda durante o evento, muitas pessoas se manifestaram preocupadas com a ausência de ações na área de saneamento, tratamento de água e o uso do solo na capital, inclusive com menções ao plano diretor de Belém, que não está sendo cumprido pela atual gestão. Por fim, os representantes dos partidos políticos e ONGs presentes assinaram um protocolo de compromisso com as diretrizes do programa.


Por: Portal Nacional PPS - www.pps.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário