quinta-feira, 8 de março de 2012

JPS fará mobilização nacional pelo julgamento do mensalão


A JPS (Juventude Popular Socialista) vai organizar uma mobilização nacional para pressionar o STF (Supremo Tribunal Federal) a julgar, ainda no primeiro semestre de 2012, o caso do mensalão. Segundo a coordenadora Política da Juventude, Raquel Dias, a pressão faz parte da estratégia de combate à corrupção definida pela juventude do PPS.

“A intenção é organizar o movimento nos estados e realizar dois atos públicos, em Brasília. Um na primeira quinzena deste mês e outro em abril”, adiantou Raquel. Para ela, o julgamento do caso, que se arrasta há sete anos, tem de ser realizado o mais rápido possível pelo STF para que os acusados da quadrilha do mensalão não fiquem impunes. O esquema, montado no primeiro mandato do governo Lula, consistia no devio de dinheiro público para a compra de apoio de deputados e partidos.

“A demora só aumenta a dúvida sobre uma decisão do Supremo pela condenação dos envolvidos no maior escândalo do governo do PT”, afirma Raquel. A dirigente da JPS argumenta que o julgamento do caso pelo STF, como foi a decisão pela validação da Lei da Ficha Limpa, reforça as iniciativas de combate à corrupção no país.

O coordenador de Comunicação da JPS, Tiago Bernardino, disse que as juventudes do DEM e do PSDB também irão participar da mobilização. “Queremos somar forças com os partidos de oposição nesta pressão para que o STF decida o caso de uma vez por todas, ainda no primeiro semestre deste ano, para que os acusados não sejam beneficiados com a prescrição de penas”, afirmou.

A programação da mobilização pelo julgamento do mensalão será divulgada pela JPS nos próximos dias.

Entenda o caso

O mensalão foi denunciado pelo ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB-RJ) em 2005. O ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu,  foi apontado como chefe do esquema, que consistia em pagamento de propina para que parlamentares votassem projetos de interesse do governo no Congresso Nacional. Dos 39 réus do caso, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, pediu a condenação de 36 em julho do ano passado. Dentre os acusados estão parlamentares, ex-ministros, o publicitário Duda Mendonça e o empresário e publicitário Marcos Valério.

Jovens advogados

O líder do PPS na Câmara, Rubens Bueno (PR), e a deputada Carmen Zanotto (PPS-SC) receberam nesta terça-feira, em Brasília, representantes do Grupo de Jovens  Advogados de Santa Catarina. Adriano Tavares e Fábio Gomes Braga pediram o apoio da bancada do partido para pressionar o STF no julgamento do mensalão.  Eles estavam acompanhados de Alison Micoski, representante do movimento "O que você tem a ver com a corrupção?”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário