quarta-feira, 2 de maio de 2012

JPS Paraná: Paraná inicia o Projeto Juventude +10

O diretório estadual do Paraná aprovou a resolução 002/2012 que deu início ao projeto Juventude + 10. A resolução trata do plano estratégico de crescimento e inserção dos jovens na política, especialmente na JPS. Com esta resolução os diretórios e comissões provisórias na sua construção ou renovação deverão atender a inserção da JPS nos seus diretórios e a garantia de ao menos um Jovem nas suas executivas, do mesmo formato que foi feito com a obrigatoriedade do gênero. O projeto, que tem duas etapas, foi elaborado visando o fortalecimento da JPS e a formação de novos agentes políticos. 

Outro fator importante desta resolução é a inserção partidária dos jovens onde cada provisória ou renovação de diretório deverá observar o número mínimo de 10% de jovens em sua composição. A proporcionalidade do gênero que foi estipulada em 50%, em outras palavras, a paridade do gênero, potencializará uma participação ainda maior da mulher jovem nas funções partidárias. 

“O Paraná e seus dirigentes demonstram novamente a disposição de tratar da juventude como um dos pilares da sociedade e por isso a sua inserção na política é algo fundamental para um futuro promissor. Com essa resolução teremos a oportunidade de formar aproximadamente 30.000 jovens filiados em todo estado, em parceria com o diretório e com a FAP, principalmente na questão da militância virtual, que já esta mais que provado pelos maiores institutos nacionais que a internet influenciará diretamente em todas as eleições daqui pra frente. O PPS novamente sai na frente nessa questão. A questão da paridade do gênero e a inserção mínima dos jovens na executivas estimulará ainda mais a participação jovem na política", afirma o coordenador da JPS no Paraná, Flávio Lentilha. 

No próximo ano, quando serão realizados os congressos municipais, cabe ao coordenador estadual, acompanhar esse processo, para que cada provisória ou renovação de diretório atenda a esta resolução na sua totalidade. 

"Temos a oportunidade de chegar em 2014 com um verdadeiro batalhão estimulado e altamente qualificado em parceria com a FAP para representar as bandeiras do nosso partido e com certeza esse êxito refletira nacionalmente, fazendo com que o DN siga o mesmo caminho, onde chegaremos a uma candidatura própria presidencial com esse diferencial", finalizou Flávio Lentilha.

Resolução Estadual n.º 002/2012
Data: 09/04/2012

Considerando proposta formulada pela Juventude Popular Socialista do PR – JPS/PR, visando à ampliação da participação de jovens no Partido;

Considerando a necessidade de estimular a participação de jovens na política, assegurando-lhes voz e efetiva participação nos destinos do Partido, dos seus municípios, do estado e do país;

Considerando, finalmente, o planejamento da JPS visando importante crescimento da juventude do Partido, com o envolvimento de todos os membros das respectivas Executivas.

O Presidente do Diretório Estadual do PPS, no uso de suas atribuições, ouvido o Diretório Estadual,

RESOLVE:

Art. 1º - Orientar os Diretórios Municipais e Estadual para que, por ocasião da realização dos respectivos Congressos, observem número mínimo, correspondente a 10%, de jovens em sua composição;

§ 1º - O percentual de 10% deverá ser preenchido observando-se a proporção de 50% para cada gênero.

§ 2º - A orientação contida no caput deste artigo se aplica, também, à composição das Executivas respectivas, oportunizando a participação de ao menos um jovem em sua constituição.

Art. 2º - A presente Resolução entra em vigor na data da sua assinatura, revogadas as disposições em contrário.

Curitiba, 09 de abril de 2012.

RUBENS BUENO RUBICO CAMARGO
Presidente - PPS/PR Secretário Geral - PPS/PR


Projeto piloto para a JPS BRASIL, a sei iniciado pelo Paraná.
Projeto Juventude + 10

Proposta
Que cada provisória e diretória instituídos do PPS ou que venham a ser criados, incluam a juventude como fator obrigatório assim como são as mulheres.

Justificativa
Hoje o maior meio de comunicação gratuito é dominado pela juventude e o partido que anseia pela candidatura própria em 2014 a presidência da república não pode fechar os olhos para essa questão.
Temos vários exemplos de sucesso realizados através da rede e pela juventude, a eleição de Barack Obama, a primavera árabe recentemente, que vem mudando o cenário geopolítico do mundo, e atualmente as maiores mobilizações voluntárias e involuntárias, são organizada através da rede.
Por isso entendemos que não é hora de olhar e apontar o que não foi feito e sim o que pode ser feito.
Hoje o PPS esta presente em aproximadamente 3.400 municípios em todo o País, tendo em vista que um diretório de juventude precisa da presença mínima de 11 integrantes entre executivas e suplentes, essa aprovação desta resolução causaria um efeito de imediato na composição de uma JPS nacional com aproximadamente 50% (meta mínima) dos municípios adequados a essa resolução estaríamos com um exército de aproximadamente 18.500 jovens em todo país.
Posteriormente a esta etapa de identificação, faríamos curso de capacitação virtual, que seriam ministrados através da FAP.
Hoje os grandes partidos desse país já tem esses cursos em andamento a todo o vapor, encontro de blogueiro, capacitação de militância virtual, etc. Há um verdadeiro exército sendo treinado, pelo PT, e agora outros partidos já reconhecem como prioridade, essa capacitação virtual, e o PPS como partido de vanguarda, não pode ficar atrás nesse processo diante da importância da temática para as eleições futuras, Diante deste fato podemos colocar em prática, o plano juventude + 10, que defini-se em duas frentes.
Primeira - seria a obrigatoriedade de cada membro da executiva do seu município ter a obrigatoriedade de filiar 10 militantes nas fileiras da JPS, transformando a JPS na maior Juventude organizada neste país com cerca de 185.000 jovens filiados e cadastrados.
Segundo – desenvolver uma estratégia unificada e diretiva entre todos os filiados, para que possamos disseminar através da rede, uma campanha eleitoral em torno do PPS 23, em seus três níveis, municipal, estadual e federal, em outras palavras teremos cerca de 185.000 jovens realizando a mesma campanha no mesmo formato em todos os cantos do país, transformando essa ação em ponto fundamental das campanhas do PPS.
E diante da prerrogativa de candidatura própria, já decidida em convenção pelo partido, estaríamos aptos a realizar através da rede, uma campanha forte, mas o inicio dessa preparação tem que ser agora.

Da instalação desta resolução.
· Após a aprovação desta resolução a coordenação eleita teria o prazo de 7meses, para realizar a primeira fase do processo, que seria a criação da JPS nos municípios organizados.

· Passado esta etapa seriam realizados, fóruns estaduais juntamente com os marqueteiros do partido, para que possamos alinhavar o discurso em todos os estados. (entre os assuntos definidos maneiras de abordagens e filiação de novos filiados), que teria um prazo de 4 meses para ser realizado em todos os estados.

· Posteriormente colocaria- em prática o projeto JUVENTUDE + 10, que seria a filiação por cada membro da juventude de no mínimo 10 filiados, com prazo de 5 meses de para a sua execução.

· E finalmente estaríamos a 5 meses da próxima eleição, com um verdadeiro batalhão, organizado e preparado para defender e propagar as campanhas do PPS em todos os municípios organizados, possibilitando um crescimento em termo de representatividade (vereadores e prefeitos) além da exposição da sigla do nosso partido, nosso marca mais importante o PPS 23, estaríamos contribuindo de forma significativa e presencialmente a ponto de poder influenciar diretamente nas eleições de 2014 (deputado estadual e federal, governador e senador, Presidente, porém o nosso ponto de partida são as eleições de 2012 e essa é a proposta e o planejamento da juventude).

· Outro fator importante, com as anuidades, recebidas através da JPS, poderíamos utiliza-las diretamente nas questões da juventude, fomentando cursos, capacitação, entre outras ações, sem comprometer o fundo partidário ou as receitas do partido que já possuem grande parte destinada a compromissos já assumidos.
Senhores, este é o projeto a ser implantado a nível nacional, para nosso estado o projeto seria o mesmo.
Hoje o PPS-PR esta presente em 343 municípios, com uma meta mínima a ser instituída é 300 municípios.
Assim causar-se um impacto imediato de aproximadamente 3.300 jovens, que poderiam chegar a 30.000 jovens, depois de realizada todas as metas do projeto apresentado.
Um verdadeiro exército, treinado em todos os níveis, para apresentar a sociedade o PPS na sua plenitude.
Sendo assim, solicito apreciação dos senhores, para que esta resolução seja votada e implementada em caráter de urgência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário