sábado, 21 de janeiro de 2012

Ata do VIII Congresso Nacional da JPS




Juventude Popular Socialista do Brasil

Ata do VIII Congresso Nacional da JPS

Ao sétimo dia do mês de Dezembro de 2011, às 14:00 horas, na cidade de São Paulo-SP, na sede do Sindicato dos Padeiros de São Paulo, deu-se início o VIII Congresso Nacional da JPS, com a presença de mais de 2/3 das delegações eleitas pelos estados para este. Presidindo a mesa, a Coordenadora Nacional de Movimentos Sociais Raquel Dias, sendo convidado para secretariar o congresso, o delegado eleito do Amazonas Danilo Santos. Abrindo os trabalhos, Raquel Dias expôs sobre as dificuldades de realização do Congresso, apresentou a programação e conclamou os delegados para o debate qualitativo de idéias, com o intuito de fortalecer a juventude. Em seguida Raquel Dias passou a palavra para o Coordenador do Movimento Nova Política, Ricardo Young, que falou sobre o movimento do qual faz parte, destacando sua importância, seu significado e sua história. Ao final da exposição de Ricardo Young foi aberto o direito a fala para todos os delegados presentes, sendo assegurada a participação de todos. Em seguida, foi convidada para exposição a vereadora da cidade de Curitiba-PR, Renata Bueno, falou sobre a importância da participação de jovens no parlamento e sobre seu histórico e posturas, sendo após ela convidado para exposição o Vice-presidente Nacional da União Geral dos Trabalhadores Betinho, que falou sobre a relação dos sindicatos e juventude, sendo em seguida aberto o direito a fala dos delegados sobre os temas expostos. Em seguida foi convidado para falar o representante da Comissão Executiva do PPS Francisco Inácio de Almeida, que falou sobre conjuntura política e relação do partido com a JPS. Almeida se posicionou favorável a proposta da JPS para que a mesma tivesse assento permanente na executiva do PPS. Após a fala de Almeida, foi aberto o direito de fala para a juventude, e em seguida, sem mais trabalhos a serem realizados, foi encerrado o primeiro dia do congresso.
Dia 08 de Dezembro, às 10h30m, foi iniciado o segundo dia de congresso, sendo encaminhado para análise pelos delegados a anulação do regimento congressual que regulamentava a documentação necessária para a participação nos congressos, em virtude de que os estados em sua totalidade não entregaram toda a documentação exigida. Encaminhada para votação a proposta foi aprovada por unanimidade de votos, sendo regulamentado em consenso um novo regimento, que estabeleceu que todos os estados em que há JPS constituída tivessem direito a 3 delegados igualitariamente. Encaminhada para votação, a proposta foi aprovada por unanimidade de votos. Em seguida foi realizada pela presidente da mesa a leitura integral do estatuto social da JPS, sendo aberto para todos os delegados, após a leitura de cada parágrafo o direito de propostas, que eram imediatamente analisadas e votadas pelo congresso. Ao final da leitura e incorporação das alterações feitas, foi encaminhado para votação o estatuto, sendo aprovado por unanimidade de votos. O Estatuto aprovado está em anexo a esta ata.
Em seguida foi proposta a eleição para a comissão executiva da JPS, em forma de candidatura de chapas, sendo encaminhada para votação foi aprovada por unanimidade. Foi aberto em seguida um período de 10 minutos para composição de chapas, sendo que ao final deste período foi apresentada uma única chapa, aprovada pela totalidade dos delegados eleitos. As representações eleitas dos estados para as Coordenações são: Coordenação de Política – Raquel Dias (CE). Coordenação de Movimentos Sociais – Danilo dos Santos (AM), Coordenação de Organização – Thiago Simão (RJ), Coordenação de Comunicação – Tiago Bernardino (PB), Coordenação de Finanças – Flávio Ferreira (PR), Coordenação de Mulheres – Katlin Calmon (MT) Coordenação de Formação Política – Juan Fuscaldo (SP). Coordenadores Regionais: Região Norte: Manoel Almeida (AM), Região Nordeste: Geysla Viana (PB), Região Sul: João Ricardo (SC), Região Sudeste: Wanderson Handdyn (RJ). Região Centro-Oeste: Itamar Montalvão (MT). Conselho de Ética – Titulares: Wesley Uchiyama (AM), Michel Lins (PB), Kauan Silva (SP). Suplentes: Plácido (RJ) e Ana Paula Souza (MT) ; Conselho Fiscal – Titulares:  Fernando Gaebler (SP), Daniel Batista (RJ), Lucas Curvo (MT). Suplentes: Thiago Gonçalves de Sousa (MA) e Jordana Lima (MA) . Após a eleição, sem mais trabalhos a serem efetuados foi encerrado o segundo dia do congresso.
Dia 09 de Dezembro, às 10h, foi iniciado o 3º dia de trabalho, no qual teve em sua pauta: analise e criação de resoluções para o Congresso do PPS, pela parte da manhã e na parte da tarde discussão do Planejamento e Resoluções da JPS Brasil que irá delinear a nova gestão.
Encerrando às 18h depois de devida discussão de todo o material foi definido o encerramento oficial do Congresso da JPS Brasil e o ponto de partida para a participação do Congresso do PPS.
Sem mais lavro esta Ata,
     São Paulo, 09 de dezembro de 2011
Thiago F. Simão
Coordenador de Organização

Um comentário:

  1. Agradeço e sinto-me orgulho em estar na equipe da JPS Nacional, representando a nossa juventude brasileira, junto com outros militantes populares, socialistas e democráticos de excelente valor. A família dos JPSianos irá sempre crescer!

    ResponderExcluir