sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

NADJA CONFIRMA CANDIDATURA EM MACEIÓ


Nadja Baía confirma candidatura a Prefeitura de Maceió pelo PPS


Site CadaMinuto - Blog do Bernardino
Nadja Baía é membro titular do diretório nacional do PPS e presidente municipal do partido em Maceió. Nasceu em Maceió-AL, em 10 de janeiro de 1963. Esposa do empresário Robério Veloso e mãe de três filhas, Nadja foi vereadora pelo município de Maragogi. Na administração pública atuou como Secretária do Trabalho, Emprego e Renda do Estado de Alagoas e Coordenadora da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió (SMTT).

Exerce, também, os cargos de Procuradora Fiscal de Maceió, Procuradora Judicial do IMPAR, Procuradora Judicial de Batalha, Japaratinga e Maragogi, além de Defensora Pública do Estado da Paraíba (*). Ocupa atualmente o cargo de Superintendente de Pesca do Estado de Alagoas.

No PPS é Coordenadora Nacional de Mulheres do partido. Mulher de personalidade forte, em entrevista a este blogueiro Nadja se definiu como aprendiz da vida diante dos desafios e dificuldades que lhes são impostos. Fala também da trajetória política que iniciou por sua investidura em mandato eletivo como parlamentar, defendendo a garantia dos princípios legais norteadores da cidadania.

Pergunta(Bernardino) – Você confirma sua candidatura a prefeita de Maceió pelo PPS?


Resposta(Nadja Baía) – Desde que me dispus a ser pré-candidata e que o congresso municipal do PPS decidiu pela indicação de meu nome, eu abracei esse compromisso e estou consciente de sua importância.

P – Qual a diferença entre Nadja Baía e os demais pré-candidatos?


R – A primeira diferença é que sou mulher. Pelo que tomei conhecimento até agora através da mídia, só teremos uma possível candidatura feminina, a da deputada federal Rosinha da Adefal. Seria a segunda representante das mulheres na disputa. Penso que essa é a grande diferença: a força feminina como candidata enfrentando o desafio de uma eleição majoritária no seu município. Afinal de contas, as mulheres representam mais de 50% do eleitorado da cidade e é necessário que cada vez mais eles participem do processo política.

P – Qual sua experiência como executiva e o que pretende fazer pelo desenvolvimento da cidade?


R – Já atuei como Secretária do Trabalho do Estado de Alagoas, como procuradora de Maceió e coordenei a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito na cidade, entre outros cargos. Tudo isso, acredito, valeu de experiência para credenciar-me junto ao PPS como pré-candidata a prefeitura. Eu me coloco a disposição do meu município como um fato novo, como uma pré-candidata que está disposta a administrar o município da mesma forma como administra sua vida pessoal, como mulher, mãe e trabalhadora, com lisura e dignidade.

P – Quais são as prioridades para um programa de governo em Maceió?

R – A prioridade maior é investir na educação, pois ela transforma a vida das pessoas, transforma a vida da cidade. Com o desenvolvimento da educação é possível promover o desenvolvimento e fortalecer a economia. Por isso é que minha bandeira será “Todas as crianças na escola em tempo integral”. Em segundo lugar vem a educação profissional. Por minha experiência como Secretária do Trabalho, sei que é importante o cidadão estar capacitado para acessar o mercado de trabalho, que está cada vez mais exigente quanto à formação do trabalhador. Então, a primeira riqueza de um povo é o conhecimento. Sem ele não se consegue o desenvolvimento social. Quanto ao trabalho, entendo que sejam um direito de todos. Uma cidade feliz deve ter espaço para todos no mercado de trabalho.

P – O PPS vai à disputa sozinho ou pretende fazer alianças com outros partidos?

R – Essa será uma decisão da plenária do partido, mas penso que devemos investir na aliança com todos os pequenos partidos políticos. O grande desafio será unirmo-nos em torno de um grande e único objetivo, mas é importante e necessário que o façamos porque é essa restauração de idéias hegemônicas que a gente precisa recuperar, pois quando os pequenos se unem tornam-se grandes, muito grandes. Eu acredito que é importante a retomada dessas alianças e faremos o chamado a esses pequenos partidos para marcharmos juntos e introduzirmos as reformas necessárias à nossa cidade.

P – Qual o maior erro cometido por um gestor público de uma cidade como Maceió que não pode mais ocorrer nas futuras administrações?


R – Apartar o desenvolvimento econômico do ser humano. Esse é um grande erro, um erro absurdo! Só pode existir desenvolvimento se o interesse da pessoa humana for preservado. Como Defensora Pública tenho como premissa defender não só os interesses individuais e coletivos do cidadão, mas, principalmente, os direitos humanos.

* mulher guerreira, Nadja Baía foi obrigada a se transferir da defensoria pública de alagoas para a da Paraíba em virtude das persiguições que sua família vinha sofrendo por parte do crime organizado alagoano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário