segunda-feira, 25 de março de 2013

Mapa da Juventude: ESPÍRITO SANTO

            A JPS do Espirito Santo esteve presente no encontro nacional da Juventude Popular Socialista e compõe a lista de entidades estaduais com trabalho já consolidado em diretório. Espírito Santo, Capital Vitória, vive um momento de muito destaque dentro da Juventude, do Partido e do próprio universo político, pela capacidade de ousar e vencer. Foi em Vitória que o PPS conquistou o seu mandato de prefeito em Capital na eleição de 2012 e numa composição de forças políticas totalmente diferente das que seriam tidas como comuns. O PPS de Luciano Rezende, de Juninho em Cariacica e do Coordenador Político da Juventude Glauber Teixeira, derrotou em turnos diferentes candidatos ligados ao partido de governo PT e ao maior partido de oposição PSDB, apontando claramente para o PPS como alternativa real à sociedade que não tolera mais a polarização entre petistas e tucanos. A Juventude Popular Socialista Capixaba trouxe ao encontro nacional da JPS exatamente este espírito renovador e propositivo, coordenou por exemplo as comissões de sistematização e junto ao estado de MG propôs grupos de trabalho ao encontro, que após aprovados pela plenária de todos os estados, resultaram em um excelente documento final. 

Seguem abaixo algumas Imagens da Participação da JPS - ES no Encontro:














Mapa da Juventude: Minas Gerais

         A JPS Mineira esteve presente no encontro nacional da Juventude Popular Socialista Brasil, propositiva e bem preparada, a delegação composta por cinco jovens teve como representante o jovem Coodenador Político Pedro. Auarek de 20 anos. Em Minas Gerais os jovens socialistas elegeram Mobilidade Urbana como principal bandeira de lutas no ano de 2013 e com base neste tema tem pautado sua militância no momento atual. 
              Com militância de tradição na JPS e no próprio PPS, o estado de Minas Gerais consta como um dos estados em que a JPS já tem trabalho consolidado em diretório constituído e uma sólida atual que vai desde a organização no movimento estudantil e campanhas solídárias, às ações de solidariedade e de educação cidadã. Seguem abaixo imagens da participação de Minas Gerais no Encontro Nacional;

















Inscrições do Parlamento Jovem Brasileiro já estão abertas




A 10º Edição do Parlamento Jovem Brasileiro está com inscrições abertas até o dia 14 de junho, sendo exclusiva para alunos entre 16 e 22 anos, com matrícula e frequência comprovadas na 2º e 3º série do Ensino Médio de escolas públicas ou privadas.
O programa oferece aos jovens a chance de vivenciarem os trâmites democráticos numa jornada parlamentar de uma semana pela Câmara dos Deputados. O primeiro passo é elaborar um projeto de lei em alguma das áreas especificadas: Educação e Cultura, Esporte e Turismo, Agricultura e Meio Ambiente, Economia, Emprego e Defesa do Consumidor, e Saúde e Segurança Pública.
Posteriormente, o candidato deve preencher uma ficha de inscrição online, que pode ser acessada pelo site da Câmara. É necessário, também, anexar a cópia do seu projeto de lei, além de CPF, RG e declaração de matricula escolar. Para completar, encaminhe o material a sua escola, que deve enviá-lo em seguida para a Diretoria de Ensino. É importante ressaltar que o projeto é individual, ou seja, não serão aceitos projetos de lei escritos a quatro ou mais mãos.
Esta 10º edição reunirá 78 estudantes de todos os estados, entre 23 e 27 de setembro. Está a cargo da Secretaria de Educação selecionar 44 projetos e remetê-los para Brasília, onde passarão por uma segunda seleção, que destacará os 11 melhores. Os vencedores passarão uma semana na capital federal acompanhando seu projeto percorrer os trâmites legais.
Os interessados podem obter mais informações através do link http://www2.camara.leg.br/responsabilidade-social/parlamentojovem/2013/ficha-de-inscricao-pjb-2013 ,e estão convidados a assistir à videoconferência com o coordenador do Parlamento Jovem Brasileiro, Sérgio Luiz Damiati, que responderá dúvidas para professores e coordenadores. Ela está marcada para a próxima segunda-feira (25), por meio do site da Rede do Saber.
Fonte: Secretaria de Educação do Estado de São Paulo