quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Yoani Sánchez e a caminhada pela democracia cubana



A bancada do Partido Popular Socialista (PPS) na Câmara dos Deputados manifesta publicamente apoio à visita da blogueira cubana Yoani Sánchez ao Brasil. Símbolo da luta pela democracia em seu país, ela vem sendo alvo de diversos protestos em nosso território. Como a própria Yoani ressaltou, isso é um sinal de que no Brasil o cidadão pode exercer plenamente os seus direitos, se manifestar publicamente e gozar por inteiro o exercício democrático de opinião.
No entanto, o PPS condena a utilização do aparelho estatal e a participação de funcionários do governo, até do Palácio do Planalto, na distribuição de um dossiê delirante contra a blogueira, que nada mais fez em seu país do que lutar pelos direitos básicos de liberdade de opinião e manifestação de um povo.
Democracia e liberdade de opinião não podem descambar para manifestações de fanatismo retrógrado. Nesse sentido, o partido considera inadmissível manifestações como a ocorrida contra a blogueira no município baiano de Feira de Santana. Raivosos, os manifestantes, que acusam Yoani de agente do imperialismo americano, impediram a exibição de um filme que conta com um depoimento da blogueira.
São esses mesmos patrulheiros ideológicos que, ao se depararem com incentivos do governo do PT para montadoras de veículos e multinacionais de vários setores, nada protestam. Ao contrário, aplaudem.
A caminhada de Yoani merece o apoio de todos que lutam pela liberdade dos povos e defendem a plena democracia. E o governo brasileiro tem a obrigação de garantir a segurança e o pleno direito de ir e vir da blogueira durante a sua passagem pelo país.
Brasília, 19 de fevereiro de 2013
Deputado federal Rubens Bueno (PR)
Líder do PPS

Nenhum comentário:

Postar um comentário