segunda-feira, 15 de julho de 2013

Carta aberta a executiva Nacional do PPS.

A Executiva Nacional do PPS.

                   A Juventude Popular Socialista – JPS Brasil vem através desta nota contribuir com este momento delicado, todavia de profunda reflexão e análise, para o necessário debate que o partido não poderá se furtar de ter com seus filiados.
                  Neste documento pontuamos a fusão e seu fim eminente, reforçamos nossa disposição de junto e como partido trabalhar intensamente para seu desenvolvimento e crescimento com qualidade, entretanto, rechaçando qualquer decisão açodada e construída fora das instâncias partidárias, o diálogo deve ser prerrogativa prima, princípio que jamais devemos abandonar que é o da radicalidade democrática.
                 Apontamos para o futuro, observado o aprendizado do passado e do momento em que vivemos, e para tanto pugnamos a devida e merecida atenção de tod@s @s companheir@s.

  01. Fusão
                 * A JPS BRASIL em sua ampla maioria, assim como os estados, defendeu a fusão, por acreditar que poderíamos ser fundamental para a vitória das oposições em 2014, por acreditarmos que com a MD, não haveria uma reprise na aliança Demo-Tucana, e que a Mobilização Democrática fosse inaugurar o diálogo com forças progressistas, incluindo as que ensaiam sair do governo petista, e das movimentações oriundas da nascente de novas legendas em franco desenvolvimento. Esta leitura era acompanhada e assimilada pelas lideranças da Juventude, mas também, era corrente que o espólio Partidário, que é o histórico de lutas e de conquistas do PCB/PPS, fosse preservado e garantido.
                 Passado o tumultuado e pouco debatido processo congressual que originou a fusão, numa inobservância gigantesca na atenta construção coletiva do estatuto, cognominada por esta juventude de “Monstrengo”, pagamos um alto custo, o excesso de pragmatismo instaurado no comando nacional, que trocou nosso arcabouço histórico, cultural e democrático, por uma ordem autoritária, intervencionista e cartorial.
                Tivemos relatos de perseguição política e insegurança partidária caso que nos deixa perplexos, incluindo, exigências imediatas de desfiliação, desrespeito na história de construção política partidária e na democracia que tanto nos foi cara, assim, reportando-nos a um clima de exceção, o que esta Juventude pela presente, denuncia e exige as devidas e necessárias apurações pelas instancias partidárias.
              Devemos preservar nossa essência e que jamais repitamos ações desassociadas de nossas instancias, sem a devida reflexão e o devido respeito a nossa tradição democrática e de construção coletiva!
02. Virando a página.
             A JPS BRASIL entende que a fusão foi um erro que jamais poderia ter sido iniciado da forma que ocorreu, mas que agora mais que nunca urge sairmos da letargia do momento e caminharmos em nosso projeto de construção em sintonia com o PPS e sua Direção, para que avancemos nas pautas e conquistas propostas em nosso Encontro Nacional da Juventude, realizado nos dias 23 e 24 de Março, em Brasília, que contou com a participação massiva de nossa Juventude e prestigiada pelo Presidente Nacional do PPS Roberto Freire, dos grupos de Cooperação e de quadros importantes do partido na constituição das mesas de debate e na formulação do DOC final.
           Para tanto se faz necessário uma ampla consulta entre nossos filiados através da retomada dos processos congressuais em todas as instâncias partidárias, não apenas um congresso eletivo, mas forjado na discussão política, momento que se quebra a verticalização de nossa estrutura partidária, e que possa fornecer ao PPS subsídios advindo das bases, apoderando-nos com base na localidade, como é a essência de mais um princípio partidário, o poder local.
          Vimos surgir nas ruas um movimento de mudança, defendendo bandeiras que já há muito tempo era debatido no seio partidário, como a Reforma Política, PEC 37, transparência nos gastos públicos, ética, e o combate a corrupção, mas que por situações outras a direção partidária não se sensibilizou em externar esta vontade de seus filiados, perdendo uma grande oportunidade de ser mais uma vez protagonista da historia, mesmo assim o PPS foi tímido, preferiu subscrever nota conjunta com partidos oposicionistas que há tempos não ecoam junto a população.
         Defendemos a retomada urgente do planejamento estratégico do partido e que assumamos nosso papel de protagonistas e de vanguarda que faz parte da história deste partido.
        Defendemos a convocação do Diretório Nacional, foro competente e legitimo para o chamamento urgente dos congressos do partido. Realizarmos as ações urgentes e necessárias que o PPS precisa implementar como:
‪#‎A‬ realização de Congresso em todas as instâncias partidárias e uma ampla e democrática reforma estatutária.
# ADI - (Ação Direta de Inconstitucionalidade) – Estatuto da Juventude – Abaixo o monopólio da UNE/UBES, pela Bancada.


Sem mais,
Saudações populares, socialistas e sempre democráticas.
JPS BRASIL – OUSAR LUTAR! OUSAR VENCER!

Nenhum comentário:

Postar um comentário