sábado, 8 de março de 2014

Serie: Mulher Brasileira!



       

       Bem, escrever nunca foi algo fácil, sempre tive aquela dificuldade em me expressar por meio das palavras. Talvez seja por isso que escolhi cursa uma faculdade na área das exatas. Mas a cada dia que passa escrever ou até mesmo um comentário sobre as lutas traçadas por mulheres tem se tornado algo prazeroso e produtivo. Por todo dia sair na mídia alguma notícia escandalosamente cruel sobre o que o machismo vem fazendo com as nossas mulheres.
       E aí, vem aquela pergunta: ‘’ Por que ser feminista? Por que ir contra a sociedade que dita padrões?’’  E com essas indagações diárias vem a revolta constante, a raiva, a fúria, a vontade de mudar as coisas num piscar de olhos. Acompanhada de uma dose de pena. Pena, o pior sentimento que existe. Pena por ver o quanto precisamos melhorar enquanto seres humanos.
E nesse dia 08 de março de 2014, é o Dia Internacional da Mulher, o dia que todos se juntam para prestigiar as mulheres. O dia em que todos os erros são jogados para debaixo do tapete e tudo vira flores. Mas aí, surge aquela velha piadinha: “HOJE É O DIA DAS MULHERES, POR QUE TODOS OS OUTROS SÃO DOS HOMENS.” Realmente a população precisa de mais dias para os homens, talvez assim eles aprendam que machismo MATA!
       Com esse dia também vem a luta feminina, vem a dificuldade ter um espaço na sociedade, a dureza de ser mulher. Vale atentar que nós não gostamos dos discursos vitimistas, gostamos é de respeito, de ir à luta, da valorização do nosso papel na sociedade de mostrar o quanto também somos capazes. O quanto merecemos ter nosso salários igual a de qualquer homem, o quanto não surgimos da batalha!
E começamos a compreender o feminismo como uma forma de emancipação humana, direitos e deveres iguais. Lutar contra os padrões conversadores da sociedade vai além de uma frase de efeito, tem que ser palpável. Tem que ser um luta real, onde os avanços sejam vistos. Sem discursos floridos, precisamos de ação. Não queremos acordar com mais uma notícia de uma companheira morta por ciúmes. Queremos acorda com a notícia de que caminhar lado-a-lado seja algo essencial. Ser dona das nossas escolhas, das nossas vidas e do nosso corpo.
        Que esse dia 08 de março não seja mais uma mera data comemorativa, que ela seja o dia em que decidimos ser emancipadas, livres, felizes. Um feliz TODOS OS DIAS INTERNACIONAL DA MULHER!



Sarah Hannahe
JPS CE 

Nenhum comentário:

Postar um comentário