O Congresso Mundial da Juventude (World Youth Congress - WYC) nasceu em 1997 no seguimento das conclusões frustrantes da Cúpula da Terra, RIO+5, que ressaltavam o fato de que a Ajuda ao Desenvolvimento tinha caído cerca de 17% desde 1992, longe das previsões de um aumento propostas pela Cúpula da Terra desse mesmo ano.

O 1 Congresso da Juventude mostrou que os jovens queriam lutar pela conquista dos seus objetivos: não queriam esperar que os governos ou outras entidades lutassem pelo seu desenvolvimento. Pelo contrário, queriam estar envolvidos no seu próprio desenvolvimento.
Por esse motivos o 1 Congresso cunhou o termo de Desenvolvimento sustentável Liderado pelos Jovens e lançou o projeto de desenvolvimento liderado pelos jovens: Be The Change!, da Peace Child Internacional (PCI) - sendo ambos essenciais nas series dos Congressos Mundiais da Juventude.
Nos Congressos subsequentes: Marrocos 2003, Escócia 2005, Québec 2008, Istambul 2010, o debate centrou-se ao redor da questão: "Qual é o papel mais eficaz que os jovens podem desempenhar no desenvolvimento?".
O 6 Congresso Mundial da Juventude irá reunir 600 delegados jovens do mundo todo, sendo 500 internacionais e 100 brasileiros. Eles se encaixam nos seguintes seguimentos: jovem ativista, jovem oficial de Governo, jovem político ativo, jovem profissional de comunicação, jovens formadores, jovem empresário, jovem artista, jovem profissional da saúde, jovem arquiteto ou engenheiro, e jovem atleta.
O principal critério para seleção de delegados é a evidência de que você fez algo significante na sua comunidade - seja demonstrando liderança, inovação, iniciativa, direção e determinação para o sucesso. Todos os delegados terão a oportunidade de conhecer vários experts em desenvolvimento e sustentablidade, acadêmicos, políticos, artistas e diplomatas nas mesas redondas de discussão, nas plenárias de abertura e fechamento, nas apresentações de workshps, e nas apresentações de Projetos de Ações.
De toda forma, vários jovens que não conseguiram a oportunidade de participar como delegados do Congresso, terão a oportunidade de escutar as plenárias, os workshops e debates, propor questionamentos e ajudar a redigir os documentos como delegados virtuais.
As inscrições vão até o dia 16 de janeiro, no entanto para os brasileiros que irão ser os anfitriões do evento as inscrições vão até o dia 31 de março. Como antes citado serão 100 vagas para brasileiros, para se inscrever basta preencher o formulário contido no site http://wycrio2012.org/?p=395&lang=pt ou fazer o download do formulário no site do Congresso, www.wycrio2012.org e enviar ao e-mail americas@wycrio2012.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário